# O que deves saber sobre as aulas de cycling/spinning

Estas aulas de grupo não são novidade nos ginásios actuais. São aulas muito concorridas para quem procura perder calorias, melhora a sua condição cardio-respiratória e são divertidas, isto porque as aulas decorrem com instrução de instrutores certificados e com música a acompanhar todo o exercício.
As aulas têm uma duração máxima de 50 minutos, incluindo aquecimento, retorno à calma e alongamentos finais. Aqui tens a possibilidade de simular – graças ao sistema de travagem da bicicleta – vários movimentos (subidas, descidas ou retas), tipos de terreno ou cenários típicos do ciclismo, de forma a introduzir mudanças na intensidade. Isto tudo dentro de 4 paredes.

4 Razões para experimentar:

1. Fique em forma rapidamente
Normalmente estas aulas seguem um programa de treino intervalado. Provado cientificamente como treino de grande eficácia no consumo de calorias, gordura e como melhoria os seus níveis de condição física.
2.É uma atividade de baixo impacto
Um dos grandes benefícios do Cycling é que é uma atividade de baixo impacto. Significa que pode realizar um treino com alta intensidade sem colocar stress extra nas suas articulações e ossos. Além de ser praticada numa máquina (bicicleta) pode alterar o seu nível de resistência consoante a sua capacidade física.
3.Motivante
Se aprecia os benefícios das atividades cardiovasculares, vai adorar esta atividade. Durante 50 minutos vai ter mudanças de intensidade, ter de se levantar do banco da bicicleta, tudo isto ao som de música específica e de instrutores que a mantêm motivada e com energia para terminar a aula.
4.Queima gordura
O cycling tem a capacidade de queimar até 500 calorias em apenas uma aula.

É possível perder peso com cycling?

Sim, é! Aliás, o cycling é uma ótima modalidade para quem pretender perder peso. Como referido, numa aula de cycling pode queimar até 500 calorias. Mas não só. Esta modalidade não só ajuda a reduzir a massa gorda, como ainda tonifica os músculos, principalmente os glúteos e coxas. Mas não se preocupe, porque as aulas de cycling oferecem-lhe um treino completo e também braços, abdominais e zona lombar são trabalhados no cycling, dependendo das posições realizadas durante a aula.

 

Precisa de mais razões para experimentar este tipo de modalidade? Então saiba que:
1.    É uma modalidade de baixo impacto e com baixo risco de provocar lesões
2.    Desenvolve a sua capacidade cardíaca e pulmonar
3.    Previne doenças cardiovasculares
4.    Aumenta a força e a resistência muscular
5.    Ajuda a regular os níveis de colesterol
6.    Controla a pressão arterial
7.    Previne a diabetes
8.    Previne a osteoporose
Por ultimo, uma adaptação correta à bicicleta é crucial já que esta vai ser a nossa fiel companheira durante toda a aula. Uma má adaptação leva a uma posição incorreta que para além de ser incómoda pode provocar lesões.  Deve, antes de começar a aula de cycling pedir ajuda ao instrutor para o ajuste correto da bicicleta ou estar atento as estas dicas:
Altura da selim
O selim ajusta-se em função da altura da nossa bacia, quando te colocas em pé ao lado da bicicleta. Quando te sentares, o joelho da perna mais baixa deve estar desbloqueado. Pedalar com a perna totalmente esticada ou muito dobrada é um erro comum que pode lesionar o joelho.

indoor1

Altura da guiador
O guiador assume um papel importante no trabalho cardio-respiratório e postural. Se és principiante, recomendamos que o coloques à altura do selim ou ligeiramente mais alto, especialmente se tiveres problemas de costas.

indoor.1jpg
Botão de carga e travão de emergência
É aqui que vais aumentar e diminuir a carga, rodando de acordo com o que pretendes, de acordo com as indicações do instrutor. O travão de emergência é comum a todos os modelos e permite-te travar em segurança, caso necessites de o fazer de forma repentina.

indoor.2jpg

Distância selim/guiador
O ajuste final é dado no selim. Fica bom quando, com os pés nos pedais, as mãos no guiador e cotovelos dobrados, o joelho da frente não ultrapassa o pedal. E neste ponto que tiramos maior potência do glúteo e músculos da coxa, daí a importância de um ajuste correcto. Os braços devem ficar ligeiramente dobrados.

indoor3

Pedais
Encaixa bem o pé no pedal e aperta a fivela pois a cada pedalada a roda de fricção produz inércia e obriga a pedalar mais, por isso não se pode deixar de pedalar repentinamente.

 

Esperemos que tenha sido útil este artigo e experimentem cycling!
Bons treinos!

Fontes: Escola Fitness, Vida Activa, Sapo Life Style

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s