#40 Regras básicas que ajudam a manter a dieta todos os dias, e a boa forma o ano inteiro#

40 Regras básicas que ajudam a manter a dieta todos os dias, e a boa forma o ano inteiro:

1) Esquece as dietas restritivas ou que prometem um grande emagrecimento num período pequeno de tempo. A longo prazo, o resultado é desastroso. Come uma grande variedade de alimentos saudáveis todos os dias.

2) Faz um diário com tudo que tu comes. Tu perceberás os erros e corriges sozinha, ao longo dos dias.

3) Estabelece uma rotina alimentar!

4) Estabelece cinco a seis refeições por dia, com horários para que elas aconteçam.

5) Lê os rótulos dos alimentos. Muitas vezes, os alimentos light contêm uma pequena diferença na quantidade calórica, que nem compensa a troca, pois eles contém muitos mais químicos adicionados.

6) Escolhe sempre os alimentos integrais. Eles contêm mais nutrientes e fibras, que fazem um bem para o teu organismo.

7) Opta por leite e derivados desnatados. A menor quantidade de gordura significa menos colesterol e calorias na tua alimentação.

8) Cuidado com os enchidos (mortadela, salame, presunto, chouriços e alheiras). Eles carregam uma quantidade considerável de gordura, colesterol e sódio.

9) Escolhe enchidos com menor quantidade de gordura como, por exemplo, o peito de peru ou de caça – mas usa-o com moderação, pois a quantidade de sódio neles também é alto.

10) Não fiques mais do que 3 horas sem te alimentares.

11) Faz lanches saudáveis entre as refeições.

12) Para estes lanches, opta por alimentos fáceis de serem obtidos e carregados na bolsa, como iogurte, barras de proteína, fruta.

13) Come pelo menos 2 frutas por dia.

14) Consome as frutas (maçã, pêra, uva) com casca.

15) Saladas e legumes devem fazer parte da tua alimentação diária. Incluindo-as apenas no almoço e no jantar já é bom, mas quanto mais melhor.

16) Evita preparações altamente calóricas como gratinados, fritos, assados, piza à milanesa e quatro queijos.

17) Tempera as saladas com sumo de limão e vinagre.

18) O azeite tem gorduras boas para o coração. Mas isso não quer dizer que ele não seja calórico. Se a intenção é emagrecer, usa com muita moderação.

19) Doces devem ser evitados, principalmente bolos recheados, tortas e etc.

20) Prefere os sandes naturais aos oferecidos pelos fast-foods, sempre.

21) Atum e sardinha em conserva são ótimos para uma salada ou uma sandes. Mas lembra-te: utiliza a versão light, conserva em água, não em óleo ou azeite.

22) Prefere as carnes menos calóricas, como peixe, frango, peru e cortes magros de carne bovina.

23) Retira a pele do frango.

24) Cuidado com os molhos à base de maionese para temperar saladas.

25) Prefere gelados caseiros, melhor é nenhum.

26) Sumos naturais são uma ótima ideia para te refrescares.

27) Tu podes contar com a água de coco para te hidratares, mas atenta à quantidade. Por ser calórica, a bebida não pode ser consumida livremente. Um copo pequeno de 200 ml possui 40 calorias. Consume somente um coco por dia e beba muita água mineral e chás.

28) Evita bebidas gaseificadas, mesmo as que não contêm calorias, como água e refrigerantes light.

29) Durante a refeição, bebe no máximo um copo pequeno de líquidos.

30) Um grama de álcool tem 9 calorias. Evita as bebidas alcoólicas se o objectivo é emagrecer.

31) Se fores a um bar, foges dos petiscos fritos, amendoins e cajus.

32) Não vás ao supermercado com fome. Isso somente fará com que não resista quando passares pela área de doces e salgados.

33) Bebe muita água (mínimo 2litros de agua diários)

34) Cuidado com o café. Beba, no máximo, 4 cafés por dia.

35) Inicia a refeição com um prato grande de saladas (folhas e legumes cozidos).

36) Se exagerares em algum dia, não desistas. Recomece novamente no dia seguinte!

37) Dá preferência a alimentos ricos em água e de baixo valor calórico, como frutas, legumes e verduras. Tu poderás consumir um volume maior destes alimentos, comparando com aqueles ricos em calorias.

38) Evita fazer a última refeição do dia perto da hora de te deitares. Para não prejudicares a digestão dos alimentos e o sono, faz o jantar, pelo menos, uma hora antes de ires para a cama.

39) A maioria dos restaurantes já possui pratos saudáveis.

40) Não encares o “comer bem” como castigo. Isso faz parte do teu dia-a-dia e deve ser algo prazeroso.

 

Conceito FIT

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