# Treino Funcional

Já algum tempo que o termo treino funcional tem vindo a ser cada vez mais falado. É uma pratica de exercício que tem vindo a ganhar cada vez mais praticantes, pois os exercícios funcionais são considerados um dos melhores métodos de treino para se chegar a uma alta qualidade muscular, queima de gordura, possibilita centenas de exercícios que desenvolvem força, flexibilidade, equilíbrio, estabilidade do core e mobilidade, utilizando para tudo isso poucos materiais.

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O que é o treino funcional?

De uma forma geral o treino funcional consiste na prática de exercícios que respeitam os movimentos naturais do corpo. A base dos movimentos naturais é o peso do próprio corpo: Diferente da musculação, que trabalha uma região em cada aparelho, esse tipo de actividade exercita os músculos de forma simétrica durante toda a aula. Consiste em agachamentos, saltar, rodar, correr entre outros. Os movimentos executados devem integrar todos os grupos musculares e não trabalhar grupos musculares isolados. Todos os exercícios são executados nos planos baixos, médio, alto e também vertical e horizontal. Neste tipo de exercícios utilizam-se os seguintes equipamentos: halteres, cordas, elásticos, kettlebells, barras, bolas medicinais, fitas, trx entre outros.

 

Quais os benefícios do treino funcional?

Através deste tipo de treino, podemos melhorar a coordenação, o equilíbrio, a força e a resistência em todos os membros, aperfeiçoando assim toda a forma “definição” do corpo, reduzindo as dores e lesões degenerativas. Com o treino funcional podemos alcançar os nossos objectivos mais rapidamente, pois podemos trabalhar diversas áreas num exercício só. Quando executado, o sistema neuro motor (pernas e braços trabalhados ao mesmo tempo) é o mais utilizado, tem um gasto calórico maior que um treino convencional.

Um ponto a favor do treino funcional, é o facto de se poder executar em qualquer lado, até em casa, mas sempre com cuidado de executa-los com a postura correta e respiração também, para não arranjar lesões indesejadas. Com estes cuidados tidos em conta, os movimentos são mais precisos e a eficácia do treino é maior, definindo o corpo em menos tempo e melhorando a nossa performance, não criando impacto nas articulações.

Como os exercícios funcionais não utilizam máquinas com pesos, a sua base são movimentos naturais e o peso do próprio corpo, pode ser praticado por todos, seja qualquer idade, sexo, peso, todos podemos treinar.

Para além das funções estéticas, o treino funcional é importante para diversas funções do nosso organismo. É essencial para o relaxamento e bom funcionamento do corpo. Para planificar o seu treino ou tirar duvidas, consulte um profissional da área, professor de educação física.

Bom Treino Funcional!

Conceito FIT

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