# Serão as barras de cereais saudáveis?

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A pedido de um seguidor do nosso blog, resolvemos falar hoje sobre as barras de cereais que estão cada vez mais na moda. Mas serão estas barras saudáveis?

Antes de mais, importa referir que neste artigo apenas vamos referir as barras mais comuns, as que se encontram a venda nos supermercados.

Sabemos que, para termos uma dieta equilibrada não basta comer saudável mas respeitar o intervalo de tempo entre as refeições. Especialistas aconselham que a alimentação se faça por períodos regulares (3 em 3 horas no máximo) para evitar ter fome descontrolada. Se isso acontecer, acaba-se por comer mais do que se devia.

Com isto, devemos ter 5 a 6 refeições por dia o que implica tempo para preparar as refeições (e que tempo perdemos a preparar as refeições J ), o que acaba por ser difícil para muita gente devido a correria do dia a dia. E é ai que entram as refeições rápidas e prontas a comer.

As barrinhas de cereais são uma das escolhas. Tal como outros produtos, passam a ideia ao consumidor de ser um produto muito saudável, mas o que muita gente não sabe é que estas barras de cereais estão cheias de açúcar e gordura, são pobres em fibras e nutrientes e contêm muitas calorias.

Quem consome este tipo de alimento convém ter especial atenção ao número de calorias que esta a consumir numa simples barrinha. A título de exemplo, a informação nutricional de uma barra de cereais de chocolate (25g) temos 91 kcal, 7 g de açúcar, 2 g de gorduras, 1 g de fibras e 2g de proteína.

A maioria dos consumidores não perde uns minutos analisar a informação nutricional e não se apercebem o que vão comer. Deveria virar um hábito analisar os rótulos da informação nutricional e não escolher os produtos pela embalagem apresentada, optando por sabores e marcas que parecem ser mais atraentes para nós.

Estas barras de cereais são de fácil acesso. Encontram-se a venda em qualquer supermercado. A maioria delas contém fibras, cereais e frutas desidratadas. São encontradas nas versões comum e integral. As integrais trazem cereais integrais na sua composição, como centeio, trigo, cevada e arroz e não contêm gordura hidrogenada, nem produtos de origem animal – e são muito adequadas para serem utilizadas como lanche entre as principais refeições. As comuns são ricas em carboidratos complexos e fibras e são óptimas para serem consumidas antes de exercícios físicos.

As barras de cereais engordam?

Depende de cada pessoa. Para isso devemos controlar a quantidade de calorias que ingerimos diariamente para não cometer excessos e engordarmos. Uma sugestão do Conceito FIT é trocarem este tipo de snack, por um iogurte grego natural com fruta e sementes. Com certeza terá menos calorias, mais proteína e mais fibra. E não demorará muito tempo a preparar.

Quando se deve consumir este tipo de barra de cereal?

Também depende de cada pessoa mas deve-se consumir antes do treino pois poderá gastar as calorias consumidas logo a seguir. E para quem faz treinos diários por norma, consome outro tipo de barras, as barras proteicas.

Conclusão:

Este tipo de barra de cereais não são saudáveis e podem engordar se comidas descontroladamente. Devemos considerar que as barras têm:

1. Alta taxa de açúcares
2. Alto teor de gordura, inclusive hidrogenada
3. Alto teor de gorduras saturadas
4. Pobre em Fibras
5. Pobre em proteínas

Conceito FIT

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