# Vamos dormir?

Todos nós estamos fartos de saber que a prática de exercício é essencial para a nossa saúde, nós FITs já sabemos disso. Agora tu sabias que o sono é um grande aliado na perda de gordura e crescimento muscular? Quem pratica alguma actividade física, seja ela qual for, sabe da importância de uma boa alimentação, da hidratação e da disciplina para alcançar resultados. Mas a maioria esquece a importância do sono como um dos itens essenciais para manter a mente e corpo saudáveis.

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O que é o sono?

Sono é o nome dado ao repouso que fazemos em períodos de cerca de 8 horas em intervalos de cerca de 24 horas. Durante esse período nosso organismo realiza funções importantíssimas com consequências directas para a saúde como o fortalecimento do sistema imunológico, secreção e libertação de hormônios (hormônio do crescimento, insulina e outros), consolidação da memória, isso sem falar no relaxamento e descanso da massa muscular.

O hormônio do crescimento na infância, cerca 90% é libertado durante o sono. Crianças que dormem mal tem mais problemas no desenvolvimento físico. Nos adultos este mesmo hormônio é responsável pelo vigor físico, evita a flacidez muscular e ajuda no crescimento muscular.

 

O sono e o exercício…

 O sono tem uma relação directa com o exercício, e como? Fácil: pensem, um atleta com um sono ruim, sem descansar o suficiente (8horas) não vai obter os resultados desejados. Mesmo nós no nosso dia-a-dia se não descansarmos o suficiente, vamos estar mais mal dispostos e o nosso rendimento no trabalho não será o mesmo. Ou seja nós até podemos ir ao ginásio, ser muito bem orientados, ter uma alimentação equilibrada, não ter qualquer doença e ainda assim não conseguir atingir os resultados esperados… O que está mal?

A relação é bem simples: se nós conseguirmos dormir por um período de 8 horas por noite, o nosso sono atravessa os estágios necessários e o nosso corpo repõe as energias, liberta a quantidade certa de hormônios, reconstrói a massa muscular, acelera o metabolismo, aumenta a sensação de saciedade e age a favor da massa magra. Por outro lado, uma noite mal dormida (em média 5 a 6 horas) impede o cumprimento dos estágios do sono, compromete o dia seguinte, interrompe a construção muscular e resulta na produção de substâncias responsáveis pela sensação de fome.

Conseguir manter a nossa rotina diária da prática de exercício nos dias agitados de hoje em dia, já é obra. Então, para que o tempo gasto no ginásio seja produtivo, é valorizarmos o nosso sono. Lembra-te: um treino completo e com resultados engloba exercício, alimentação correta, hidratação e uma boa noite de sono.

 

Como dormir correctamente…

– Procura dormir no escuro ou com o mínimo de luz – isto favorece a libertação de melatonina.

– Dorme no silêncio ou com o mínimo de ruídos – ruídos mantêm o cérebro acordado.

– Evita agitação perto da hora de dormir – actividades podem levar o cortisol (hormônio de stress) que reduz a libertação de GH e melatonina, prejudicando o sono.

– Ter uma almofada e colchão adequados ao teu biótipo.

Nunca dormir em jejum ou com sede, mas, é claro, evitar excessos de qualquer espécie perto da hora de dormir.

Conceito FIT

 

 

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