# Frutos Secos: devemos consumi-los?

Muitas pessoas evitam os frutos secos por serem considerados frutos com alto teor calórico. Vamos mostrar neste artigo que, apesar de possuírem bastantes calorias trazem benefícios a nossa alimentação, mesmo para quem quer perder peso.

Os frutos secos engordam?

Ao contrário do que muita gente pensa, os frutos secos não engordam. Aliás, apesar do seu elevado valor calórico, quando consumidos com moderação e inseridos numa alimentação saudável, não só não contribuem para o aumento do peso corporal, como ainda lhe podem trazer outros benefícios. E porquê?

Os frutos secos contêm uma elevada quantidade de gordura insaturada e são ricos em proteína, o que faz com que sejam considerados saudáveis. A maioria da gordura nos frutos secos é monoinsaturada, o tipo de gordura que aumenta as lipoproteínas, o bom colesterol e não os níveis de mau colesterol. Têm uma quantidade extraordinária de vitaminas e minerais – quantidades que dependem do tipo de fruto. Estas incluem vitamina B1, B5, B9, B2, ácido nicotínico, vitamina E, B6, ferro, zinco, magnésio, fósforo, selénio e cobre.

Razões para incluir na nossa dieta:

Os frutos secos deixam a pessoa saciada: Isto significa que não vai ter vontade de petiscar bolachas e outros alimentos ricos em hidratos de carbono.

– Nem todas as gorduras dos frutos secos são absorvidas pelo organismo: Estima-se que até 20% das gorduras sejam dispensadas pelo organismo.

– Os frutos secos estimulam o metabolismo: Alguns frutos secos aumentam o metabolismo. Quanto mais acelerado estiver o seu metabolismo, mais calorias queimará. Quantas mais calorias queimar, mais depressa eliminará a gordura do seu corpo.

Que quantidades devem ser consumidas?

É importante conhecer as informações nutricionais de cada fruto seco que escolhemos tendo em atenção que existem frutos secos mais calóricos do que outros.

Na tabela apresentamos os valores das calorias, gorduras e proteínas para cada um dos frutos secos (por 43g). Assim,

Fruto seco                                Calorias    Gordura (g)    Proteína (g)
Amêndoas                                    254                22,5                    9,4
Castanhas do Brasil                   279                28,2                   6,1
Caju                                                 244                19,7                   6,5
Avelãs                                             275                26,5                   6,4
Noz                                                   278               27,7                   6,5
Amendoim                                     249                21,1                   10,1

Fonte: PROZIS

 

 Conclusão

Recomenda-se o consumo moderado de frutos secos na alimentação mas tendo sempre em conta a quantidade total de comida que ingere ao longo do dia.

Conceito FIT

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