# Dicas para iniciantes

Quem vai iniciar actividade física num ginásio, muitas vezes comete erros que podem comprometer o seu rendimento. Caso seja o teu caso, lê este artigo e vê o que não deves fazer.

Muitas pessoas quando resolvem começar a fazer exercício inscrevem-se num ginásio e não sabem o que fazer no ginásio. Muitos cometem erros, que são constantemente repetidos, perdendo tempo e dinheiro com as consequências desses erros. Antes de mais temos que dizer que a maior parte destes novos atletas amadores não fazem exercício há mais de um ano ou nunca tiveram uma prática desportiva.

Por isso, nós ConceitoFIT resolvemos fazer este artigo, e nele referir algumas dicas básicas para todos os iniciantes de treino num ginásio.

1º Vá com calma:

Na maioria dos iniciados existe um problema comum, a ansiedade. Vêm nos outros que já praticam há anos ginásio, o resultado a alcançar em pouco tempo. Nos primeiros tempos os resultados são notáveis, mas com o passar do mesmo os resultados vão abrandando, e a ansiedade vai aumentando. Este processo de resultados é normal, por isso ser muito importante procurar ter uma progressão bem estrutura do corpo e treino.

1

2º Não copie os outros:

Por uma razão muito simples, cada individuo é esse mesmo individuo, com sua individualidade biológica e genética, independentemente de quem seja não copie treinos, dietas e tudo que esteja relacionado com os seus objectivos. Para quem está a começar, isso é mesmo muito importante. Um individuo que está há muito tempo sem actividade física ou nunca a teve, precisa de um tempo de adaptação individualizado, para evitar problemas de maior.

3º Depressa e bem há pouco quem:

Ou seja, devem-se preocupar em executar bem os exercícios e não em atingir cargas elevadas rapidamente. Isto porque, para quem está a começar, é preciso habituar o corpo ao exercício, melhorar a coordenação motora e mais importante, a tomada de consciência do nosso corpo, sabendo até onde podem ir. Para quem não treina habitualmente, só o facto de começar a treinar diariamente mesmo com cargas baixas, vai ver resultados, e as altas cargas no início vão comprometer a execução eficaz do exercício.

4º Começar pelas máquinas:

Os exercícios mais indicados para quem está a começar são os executados nas máquinas tendo o benefício de serem guiados pela própria máquina, tendo assim um estímulo maior. Com este trabalho guiado pelas máquinas, os erros de execução são minimizados, fazendo com que haja uma melhoria na execução e visionamento de resultados físicos. Estamos assim a evitar lesões no início, pois é uma fase muito propensa para tal, pois o corpo não está habituado.

5º Peça ajuda:

Quando começar a executar exercícios mais complexos, com movimentos com grau de dificuldade maior, peça ajuda ao profissional de sala, ao Personal Trainer ou aqueles colegas de treino que verificamos que já o fazem há muito tempo e estão habituados à sua execução. É muito importante começa a executar movimentos complexos, como o agachamento e movimento terra. Podemos executá-los no início sem carga, como por exemplo, no caso do agachamento, é possível começar a realizar o movimento sentando numa cadeira, e no caso do levantamento terra dividir em partes.

 2

6º Um foco:

Não podemos começar a treinar sem um foco, uma luz ao fim do túnel. Temos que saber o que queremos e a onde queremos chegar. Por isso é bom termos no início metas atingir, podem não estar logo relacionadas com o corpo em si, mas por exemplo, número de treinos a fazer semanalmente, dieta, entre outros. Além destes objectivos a curto prazo, temos que ter outros a longo prazo, para sabermos onde queremos chegar. Pois assim temos melhor a noção do caminho que estamos a percorrer e dos resultados que estamos a ter e queremos atingir.

7º Uso de suplementos:

Tem-se assistido nos últimos tempos a um aumento do consumo de suplementos, o que faz com que se olhe para este consumo como algo normal, sem consequências, e não é bem assim. E para quem esta a começar não aconselho de todo o uso de suplementos, mas se achar que esse é o seu caminho, aconselhe-se com um profissional primeiro, como um nutricionista. Porque cada caso merece a atenção individualizada de um profissional, mas acredito que nos primeiros seis meses não seja necessário o uso de suplementos.

Conceito FIT

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s